Em tempos de crise a economia se retrai, a população gasta menos e fica cada vez mais difícil empreender, pois o mercado necessita de novidades e de criatividades para manter o ritmo de vendas.Como a maioria das pessoas ficam receosas de desenvolver seus negócios nessas épocas de abalo financeiro, pode ser justamente nesse momento que você deve iniciar o seu negócio.
Existem fundamentos estatísticos na qual mostram que qualquer negócio em fase inicial, com investimento de até R$ 1 milhão, pode levar até dois anos para atingir o seu ponto de equilíbrio. E cerca de 3,5 anos para recuperar o investimento inicial.
As crises econômicas mais recentes não tem sido duradoras, mas sim cíclicas. A crise atual, segundo os economistas, deve começar a sumir no "retrovisor" em cerca de dois anos. São especulações, mas é partir delas que os empresários retomam a confiança no futuro.
Pesquisas apontam alguns tipos de negócios que estão se diferenciando no cenário atual
- Venda de cosméticos no varejo: produtos de vaidade são a quarta maior economia do mundo, movimentando uma quantia maior que o PIB da Alemanha. No Brasil, é um mercado consolidado.
- Comida Prática: independentemente do movimento econômico, o setor de alimentação continua faturando. Porém os consumidores podem trocar as idas em restaurantes por opções mais modestas.
- Conserto de Produtos: as roupas descosturam e o smartphone quebra. Quem geralmente iria direto comprar um substituto se depara com um orçamento apertado durante a crise econômica. A alternativa? procurar um serviço de reparos.
- Negociação digital entre varejo, empreendedor e consumidor: muitas pessoas têm algo que gostariam de vender: roupas usadas, livros já lidos, artesanatos ou até mesmo docinhos. Mas montar um comércio eletrônico próprio é uma tarefa árdua, que gera sucesso para poucos. Por isso, montar os chamados markplace, que conecta os empreendedores aos consumidores finais, pode se tornar um bom negócio.
- Mercados voltados para a terceira idade: Muita vitalidade, tempo e dinheiro para gastar são características do atual perfil do consumidor idoso, um mercado formado por 22,3 milhões de brasileiros acima de 65 anos, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pnad. Os dados ainda revelam que sete em cada dez aposentados têm renda garantida pela Previdência Social, representando volume mensal de R$28,5 bilhões. Trata-se de montante suficiente para estimular diversas empresas a readaptarem seus negócios para apostarem nesse público crescente.
REFERÊNCIAS
- http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/colunistas/jose-dornelas/2015/06/15/por-que-empreender-em-tempos-de-crise-pode-ser-um-bom-negocio.htm
- https://www.bariguicreditointeligente.com.br/user_feed/como-empreender-em-tempos-de-crise/
- http://exame.abril.com.br/pme/noticias/11-ideias-de-negocio-para-quem-quer-empreender-na-crise
- http://projetodraft.com/para-o-empreendedorismo-a-crise-e-espetacular/
- http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/sebrae%E2%80%93mostra%E2%80%93como%E2%80%93empreender%E2%80%93em%E2%80%93tempos%E2%80%93de%E2%80%93crise
- http://www.clientesa.com.br/gestao/51326/o-consumidor-na-terceira-idade/ler.aspx
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