É possível Empreender mesmo em época de Crise

Em tempos de crise a economia se retrai, a população gasta menos e fica cada vez mais difícil empreender, pois o mercado necessita de novidades e de criatividades para manter o ritmo de vendas.Como a maioria das pessoas ficam receosas de desenvolver seus negócios nessas épocas de abalo financeiro, pode ser justamente nesse momento que você deve iniciar o seu negócio. 

Existem  fundamentos estatísticos na qual mostram que qualquer negócio em fase inicial, com investimento de até R$ 1 milhão, pode levar até dois anos para atingir o seu ponto de equilíbrio. E cerca de 3,5 anos para recuperar o investimento inicial.

As crises econômicas mais recentes não tem sido duradoras, mas sim cíclicas. A crise atual, segundo os economistas, deve começar a sumir no "retrovisor" em cerca de dois anos. São especulações, mas é partir delas que os empresários retomam a confiança no futuro.

Pesquisas apontam alguns tipos de negócios que estão se diferenciando no cenário atual


    1. Venda de cosméticos no varejo: produtos de vaidade são a quarta maior economia do mundo, movimentando uma  quantia maior que o PIB da Alemanha. No Brasil, é um mercado consolidado.
    2.  Comida Prática: independentemente do movimento econômico, o setor de alimentação continua faturando. Porém os consumidores podem trocar as idas em restaurantes por opções mais modestas.
    3. Conserto de Produtos: as roupas descosturam e o smartphone quebra. Quem geralmente iria direto comprar um substituto se depara com um orçamento apertado durante a crise econômica. A alternativa? procurar um serviço de reparos.
    4. Negociação digital entre varejo, empreendedor e consumidor: muitas pessoas têm algo que gostariam de vender: roupas usadas, livros já lidos, artesanatos ou até mesmo docinhos. Mas montar um comércio eletrônico próprio é uma tarefa árdua, que gera sucesso para poucos. Por isso, montar os chamados markplace, que conecta os empreendedores aos consumidores finais, pode se tornar um bom negócio.
    5. Mercados voltados para a terceira idade: Muita vitalidade, tempo e dinheiro para gastar são características do atual perfil do consumidor idoso, um mercado formado por 22,3 milhões de brasileiros acima de 65 anos, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pnad. Os dados ainda revelam que sete em cada dez aposentados têm renda garantida pela Previdência Social, representando volume mensal de R$28,5 bilhões. Trata-se de montante suficiente para estimular diversas empresas a readaptarem seus negócios para apostarem nesse público crescente.




REFERÊNCIAS


  • http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/colunistas/jose-dornelas/2015/06/15/por-que-empreender-em-tempos-de-crise-pode-ser-um-bom-negocio.htm
  • https://www.bariguicreditointeligente.com.br/user_feed/como-empreender-em-tempos-de-crise/
  • http://exame.abril.com.br/pme/noticias/11-ideias-de-negocio-para-quem-quer-empreender-na-crise
  • http://projetodraft.com/para-o-empreendedorismo-a-crise-e-espetacular/
  • http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/sebrae%E2%80%93mostra%E2%80%93como%E2%80%93empreender%E2%80%93em%E2%80%93tempos%E2%80%93de%E2%80%93crise
  • http://www.clientesa.com.br/gestao/51326/o-consumidor-na-terceira-idade/ler.aspx





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